top of page
Writer's pictureMariana Sanchez

O que são NFTs e como funcionam? | “Além do Hype” E01


Se preferir, assista ao vídeo no final desta página! *ATIVE A LEGENDA EM PORTUGUÊS*


Os NFTs estão aqui para ficar e vão transformar completamente todas as indústrias (especialmente as criativas)! Eu realmente acredito nisso!... mas há algum tempo, tenho visto muitas pessoas descartarem completamente o potencial disruptivo dos NFTs. O hype imaturo em torno deles, e também o absurdo dentro do mercado não ajudaram em nada. Agora, eu entendo, você de repente começa a ver as principais manchetes sobre personagens pixelados e memes sendo vendidos por centenas de milhares de dólares (às vezes até milhões), e você imediatamente pensa: “Isso NÃO PODE ser sério!”. Para ser justa, a ideia por trás dos NFTs ainda é muito nova para a maioria, então é compreensível que você se sinta cético sobre eles. Ainda nem começamos a realmente explorar todas as possibilidades que os NFTs podem oferecer. Então, vamos dar um passo para trás e tentar entender essa tecnologia abordando as seguintes perguntas:

  1. O que são NFTs, como funcionam e por que têm valor?

  2. Qual é o seu verdadeiro potencial disruptivo nas indústrias criativas?

  3. Por que você deve ficar de olho nos desenvolvimentos no espaço NFT?

Este artigo é uma introdução à série “Além do Hype”. Nesta série, investigaremos o potencial dos NFTs para transformar e promover a inovação nas indústrias criativas. Vamos nessa! 👇


O Que São NFTs e Por Que Eles Têm Valor?


Então, o que são NFTs? NFT significa Token Não Fungível (ou Non-Fungible Token em inglês). Por definição, algo que não é fungível possui características únicas e não pode ser substituído por outra coisa. Se você decidir trocar um item não fungível com alguém, você acabará com um item diferente daquele que possuía anteriormente.

Para ilustrar, imagine que você tenha uma pintura do artista X e queira trocá-la por outra. Como as pinturas possuem características únicas, você terminará com uma obra de arte completamente diferente, mesmo que ambas as partes concordem que as pinturas possuem o mesmo valor monetário. Isso ocorre porque o valor monetário de ambas as pinturas pode diferir ao longo do tempo. Portanto, caracterizamos pinturas como não fungíveis, em oposição a uma barra de ouro de 1 onça ou uma nota de um dólar, que são consideradas fungíveis e têm o mesmo valor ao longo do tempo.

Com relação à palavra Token em NFT, em geral, um token é um objeto que representa outra coisa. Aplicado ao mundo criptográfico, um cripto-token é uma representação de um ativo que reside em um blockchain.


Portanto, podemos definir NFTs como representações digitais de objetos únicos ou MUITO raros que estão localizados em um blockchain.


Um NFT pode representar itens do mundo real, não apenas arte, mas também música, itens no jogo, vídeos, cartões colecionáveis, imóveis e assim por diante. As aplicações dos NFTs são muito amplas. É também importante lembrar que um NFT que representa uma produção artística digital é frequentemente referido como Criptoarte.

Mas o que exatamente você recebe quando compra um NFT?

Ao comprar um NFT, você está comprando um registro digital (que geralmente contém um URL ou um número de série). A transação é gravada digitalmente em um bloco. O bloco é então incorporado ao blockchain e verificado por vários computadores na rede blockchain.



Então, como um registro digital tem algum valor?

O valor de um objeto é subjetivo, é influenciado e determinado pelos sentimentos, gostos e opiniões de grupos e indivíduos. Um arquivo digital exclusivo ou extremamente escasso pode ser considerado altamente valioso. Porém, se um item exclusivo não tiver prova de autenticidade, seu valor fica comprometido. A autenticidade é um fator determinante do valor, neste caso. Os NFTs contêm uma assinatura exclusiva que vem diretamente da pessoa que criou o token, servindo como um tipo de certificado de autenticidade. Portanto, um arquivo digital autenticado, assinado por um artista que você conhece e ama, por exemplo, pode ter um valor significativo.


Mesmo assim, eu poderia facilmente baixar um arquivo digital gratuitamente. Como pode ainda ter valor?

Embora todos possam ver ou baixar uma cópia dele, apenas uma pessoa pode ser proprietária do original. Além disso, quanto mais pessoas experimentam e gostam desse trabalho artístico, mais valioso ele se torna!


Que Problemas Nas Indústrias Criativas Eles Poderiam Resolver?


Ok, agora entendemos o que são NFTs e como eles têm valor...isso é ótimo! Mas precisamos começar a cavar mais fundo para realmente avaliar e compreender todo o seu potencial revolucionário. A tecnologia por trás dos NFTs pode resolver fundamentalmente alguns dos principais problemas que temos hoje nos setores criativos, como:

  • gatekeepers");

  • As dificuldades em rentabilizar o nosso trabalho;

  • Arrecadação de royalties;

  • Atribuição incorreta de obras de arte (ou erros e omissões na proveniência)

Como parte desta série, nos próximos episódios discutiremos cada uma dessas questões com mais detalhes. Se essas questões forem tratadas e eliminadas, o ambiente de negócios se tornará mais eficiente e transparente, não apenas para os artistas, mas também para fãs, colecionadores e investidores. O poder estará nas mãos do criativo e de seu público.


Os NFTs também estão abrindo um novo mercado para artistas digitais, além de potencialmente solucionar problemas atuais nas indústrias criativas tradicionais. Designers gráficos, designers digitais e artistas que criam arte que vive digitalmente, estão explorando especialmente este espaço. Muitos estão conseguindo perceber o valor de seu trabalho, vendendo suas peças online. Os NFTs estão finalmente abrindo o caminho para os artistas digitais se conectarem diretamente com os colecionadores, aumentando o valor de sua criatividade. Alguns estão até vendo seus NFTs se tornarem sua principal fonte de receita.


Outro aspecto fascinante do espaço NFT é que ele permitiu um nível sem precedentes de colaboração entre os criadores. Um exemplo são as colaborações entre produtores musicais e artistas digitais, que estão criando novos tipos de itens colecionáveis.


Quem sabe? Talvez esta tecnologia venha a desbloquear novas formas de criar arte que ainda não podemos conceber! Novas maneiras de os artistas criarem e agregar valor ao seu público...as possibilidades são ilimitadas!


Por Que Todos Deveriam Prestar Atenção a Este Espaço?


Agora, se você não é um criador, e nunca se interessou muito por esse setor, a essa altura você pode estar pensando: “mas o que eu tenho a ver com isso? Não sou um artista, nunca fui um colecionador...Não vejo por que deveria me importar! ”


Bem...você deve prestar atenção a este espaço por 2 razões principais:

  1. A arte tradicional é um mercado de US$65 bilhões que teve um retorno médio anual de mais de 7% nos últimos 35 anos. Investidores ricos têm usado para diversificar seus portfólios por muitos anos, mas tem sido amplamente inacessível para investidores de varejo devido aos gatekeepers (ou guardiões), que são difíceis de navegar. A criptoarte poderia eventualmente consolidar sua posição como uma classe de ativos e se tornar um mercado ainda maior. Os primeiros usuários que dedicarem tempo para coletar informações, aprender sobre o espaço e assumir riscos cuidadosamente, podem ser os que terão melhores retornos no futuro.

  2. Como mencionei anteriormente neste vídeo, os NFTs podem representar não apenas arte e música, mas também qualquer objeto (digital ou real). Ao eliminar a necessidade de várias camadas de intermediários para estabelecer a confiança nas transferências de propriedade, muitos setores e mercados poderiam ser completamente transformados em todas as áreas. Mais uma vez, estar ciente dessas transformações desde o início, com informações suficientes para tomar decisões fundamentadas, pode colocá-lo um passo à frente e proporcionar maiores retornos futuros.


Conclusão


Como eu disse no início deste artigo, esta é apenas uma introdução ao mundo dos NFTs. Hoje, poucos criadores e investidores estão explorando ativamente as novas possibilidades que essa tecnologia pode oferecer. Embora o hype em torno da criptoarte possa enganar, estamos apenas começando a descobrir seu potencial.


Para ilustrar isso, o Gartner, uma empresa líder em pesquisa e consultoria, lança anualmente um gráfico que representa o ciclo de hype para tecnologias emergentes. Conforme ilustrado no gráfico, as fases através das quais as tecnologias emergentes evoluem com o tempo podem ser descritas como a fase do gatilho da inovação, a fase do pico das expectativas inflacionadas, a fase do vale da desilusão, a fase da inclinação da iluminação e a fase do platô da produtividade .


Se tivéssemos de atribuir uma posição para NFTs ao longo da curva do gráfico, provavelmente seria em torno do ‘pico das expectativas inflacionadas’; ainda muito longe de estar em um estado maduro, ao longo do ‘platô da produtividade’.



Além disso, em uma entrevista recente pela CoinDesk com Noah Davis, um executivo da Christie's (uma das maiores casas de leilão do Reino Unido), ele afirmou que os NFTs são potencialmente o Napster do mundo da arte, transformando a maneira como fazemos negócios.


Pessoalmente, acredito que se tentarmos ver além da nuvem de absurdo que tomou conta do espaço dos NFTs e criptoarte recentemente, poderíamos encontrar seu verdadeiro potencial. Isso não significa que devemos ignorar as potenciais implicações negativas que eles podem ter no mundo criativo. A tecnologia evolui e temos que garantir que ela cumpra sua promessa para o benefício das pessoas; caso contrário, seu uso indevido torna-se uma oportunidade perdida de progresso.


Para citar um dos meus escritores e filósofos favoritos Albert Camus:

"aceitar o absurdo de tudo ao nosso redor é um passo, uma experiência necessária: não deve se tornar um beco sem saída. Desperta uma revolta que pode se tornar fecunda."


bottom of page